concordas?

... ou não? Uma reflexão sobre Investigar, Aprender, Evoluir e Partilhar!

20030307

Um outro retalho recortado de uma entrevista a um Professor Catedrático e Investigador.
Começo por uma resposta para trazer aqui os pontos que considero mais interessantes:
"Uma dualidade que temos enquanto académicos tem a ver com a investigação e a docência . Por vezes parece que somos esquizofrénicos... Quando estamos a fazer investigação, o nosso motor é a fragilidade do conhecimento, e quando estamos a ensinar, é a fortaleza. Estamos a transmitir fundamentos, e não associamos essa fragilidade, não ensinamos criticamente. Não é ensinar a duvidar.
Não se trata de uma dúvida hiperbólica, mas de uma dúvida cartesiana?
- Exactamente. Uma dúvida que tenha uma base sólida. E a maioria dos professores não sabe ensinar a dúvida.
O problema do ensino está grandemente inquinado pelo espectro do emprego e da sobrevivência. Isso que diz pressupõe uma revolução em todo o sistema.
- Tenho pena que a escola não tenha como conceito central o Ser. O Ser na sua essência. O que temos é o Ser na sua inserção. A especialização e a formação profissional são o centro de tudo. A escola devia formar um ser cada vez mais completo nas suas múltiplas vertentes, e não um ser que é muito bom engenheiro."
continua...


Uso as palavras de uma cronista acerca das manifestações contra a guerra que se fizeram muito recentemente: "Não há como ter causas. Motivos para lutar, que dão sentido à vida, e razões para saltar da cama todas as manhãs. Não há como partilhar essas causas com outras pessoas... De cidadão solitário e abandonado, passar a tijolo de construção... Não há como ter um inimigo em comum, que apaga as diferenças e deixa a ilusão da comunhão de objectivos."
Será que é mesmo uma ilusão, ou poderão objectivos comuns ser justificação para construir uma consciência crítica que nos faça evoluir enquanto eternos 'aprendizes'.
Na realidade estas palavras servem para relançar aqui a discussão da criação de uma associação. Uma associação que à muito se deseja pelos potenciais interessados mas que ainda não nasceu. Se calhar posso dizer que está na barriga da mãe à um certo tempo. Mas quer nascer, preferêncialmente de parto normal e saudável. Por essa razão venho aqui neste blog repôr a discussão na criação da nossa associação! Que seja também ela saudável, esta discussão.

20030306


A investigação como veículo de educação. A melhor forma de partilhar o que se aprende...